Retrospectiva

A convite de Thaís Aragão, participei do “Debate GPIT – Paisagem Sonora, Música e Território” que ocorreu no segundo semestre de 2013 no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Brasil.
Nesta participação apresentei os conceitos básicos sobre o estudo de paisagens sonoras e também um pouco do meu próprio trabalho de doutoramento.
A Thaís fez uma revisão muito importante, trazendo autores que poucas vezes são citados entre os pesquisadores que se dedicam a esta área.
Por último, Lucas Panitz apresentou um ponto de vista ligado a territorialidade e a música que levou e boas conversas e questões.
A discussão resultante deste encontro foi muito rica e pode ser conferida na íntegra neste vídeo, que também contém as apresentações de cada participante.

ESCUTA NOVA ONDA

Aqui trouxe o vídeo do Debate GPIT – Paisagem Sonora, Música e Território, que aconteceu no segundo semestre de 2013. Abaixo vocês encontram alguma bibliografia trazida nas falas.

Thaís Aragão:

AUGOYARD e TORGUE, Sonic experience: a guide to everyday sounds, 2011

JÄRVILUOMA; KYTÖ;TRUAX; UIMONEN & VIKMAN (org.), Acoustic Environment in Change, 2009

PAQUETTE, David. Describing the contemporary sound environment, 2004

Lucas Panitz:

BERQUE, A. Paisagem-Marca, Paisagem-Matriz: Elementos da Problemática para uma Geografia Cultural. In: CORREA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 84-91

DARDEL, E. L’Homme et la terre. Paris: CTHS, 1990 [1952]

HAESBAERT, R. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. In: HEIDRICH, A. L. et al (Orgs.). A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Porto Alegre, Canoas: Editora da UFRGS, Editora da ULBRA, 2008, p.19-36

HEIDRICH, A. L. Alguns pontos para refletir sobre…

Ver o post original 400 mais palavras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s